Podcast Archai: Dike

………………………..

A Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental, o Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília e o Estado da Arte anunciam o lançamento do décimo quinto episódio do Podcast Archai.

………………………….

Os primeiros 14 episódios publicados são:

Epicteto (Aldo Dinucci – UFS)

Esopo (Adriane Duarte – USP)

Heráclito (Marcus Mota – UnB)

Horácio (Guilherme Gontijo Flores – UFPR)

Augusto (Paulo Martins – USP)

Alexandre, o Grande (Henrique Modanez de Sant’Anna – UnB)

Dionísio I de Siracusa (Beatriz Florenzano – USP)

Crátilo (Luisa Severo Buarque de Holanda – PUC-Rio)

Heródoto (Carmen Soares – UCoimbra)

Helena (Cecília Coelho – UFMG)

Lucrécio (Rodrigo Gonçalves – UFPR)

Sólon (Delfim Leão – UCoimbra)

Eumáquia, de Pompéia (Marina Cavicchioli – UFBA)

Safo (Lethícia Ouro – UnB)

………………………..

O tema do  décimo quinto episódio é Dike, por JAA Torrano (USP). JAA Torrano fala de como começou pela Metafísica, de sua paixão pela tradução, que é a melhor maneira de ler, e de como a intuição na vida acadêmica o levou sempre para os caminhos certos. Torrano lê trechos de suas belas traduções para falar da genealogia mítica hesiódica da justiça, Dike, como uma das estações, filha de Zeus e Témis, a fonte do poder e o ser em sua totalidade, uma ordem imanente ao equilíbrio do mundo. Mas também da justiça como ordem da cidade e como trabalho, que insere o ser humano na ordem divina do mundo. Nos versos de Homero, Dike encontra uma sociedade aristocrática e guerreira, com um código de honra muito forte, mas ainda a mesma visão do mundo, que é aquela do pensamento mítico arcaico: um ser humano sempre em uma interlocução direta com a divindade.

Assine o Podcast Archai no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Breaker, Radiopublic e mais outros apps. Se preferir, pode ouvir os podcasts pelo YouTube ou pela página principal do Podcast Archai.

…………………..

…………..

……….