Podcast Archai: Luciano, de Samósata

………………………..

A Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental, o Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília e o Estado da Arte anunciam o lançamento do décimo sexto episódio do Podcast Archai.

………………………….

Os primeiros 15 episódios publicados são:

Epicteto (Aldo Dinucci – UFS)

Esopo (Adriane Duarte – USP)

Heráclito (Marcus Mota – UnB)

Horácio (Guilherme Gontijo Flores – UFPR)

Augusto (Paulo Martins – USP)

Alexandre, o Grande (Henrique Modanez de Sant’Anna – UnB)

Dionísio I de Siracusa (Beatriz Florenzano – USP)

Crátilo (Luisa Severo Buarque de Holanda – PUC-Rio)

Heródoto (Carmen Soares – UCoimbra)

Helena (Cecília Coelho – UFMG)

Lucrécio (Rodrigo Gonçalves – UFPR)

Sólon (Delfim Leão – UCoimbra)

Eumáquia, de Pompéia (Marina Cavicchioli – UFBA)

Safo (Lethícia Ouro – UnB)

Dike (JAA Torrano – USP)

………………………..

O tema do episódio é Luciano, de Samósata, por Jacyntho Lins Brandão (UFMG). Jacyntho Lins Brandão (UFMG) fala de seu gosto pelas línguas e de como cresceu em um convento das Carmelitas. Do dia em que chegaram uma caixa de livros na casa da mãe dele duas gramáticas de grego e dos abaixo-assinados que ele fazia para ter aulas de grego na graduação. Como os gregos acabam sempre no Oriente, ele também acabou na Mesopotâmia e está terminando a tradução do Enuma Elish. Jacyntho ainda fala da pré-história da SBEC e da programação do primeiro congresso, feita literalmente com papel, cola e tesouras, como o lema “Começar de novo”. E de Luciano de Samósata, um sofista e polígrafo sírio, criado na paideia grega e vivendo no mundo romano. Sendo bárbaro, é recebido no espaço multicultural romano como fosse grego. De como descobriu um volume da obra ele, emprestado por um colega, e se impressionou com os seus diálogos cômicos. Acabou por estudar a alteridade nos diálogos de Luciano, que espelha a própria alteridade dele de romano, grego e bárbaro de Luciano. Um verdadeiro pensador da cultura, um escritor interessado naquilo que acontece no tempo dele. O modelo do diálogo cômico dele é o diálogo platônico, tanto que no dicionário de filósofos gregos do Goulet Luciano está lá. O riso de Luciano é uma grande ideia filosófica.

…………….

Assine o Podcast Archai no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Breaker, Radiopublic e mais outros apps. Se preferir, pode ouvir os podcasts pelo YouTube ou pela página principal do Podcast Archai.

…………..

…………

………