Centenário de John Rawls

…………………….

Em celebração ao centenário de John Rawls, no ano que marca os cinquenta de A Theory of Justice, o Estado da Arte preparou um dossiê especial, com ensaios de fôlego nos quais três especialistas se debruçam sobre a teoria e a vida e a obra rawlsiana.

…………………..

Em “John Rawls: centenário de seu nascimento, meio século de Uma Teoria da Justiça”, o Prof. José Reinaldo Lima Lopes contextualiza A Theory of Justice, localizando a obra no projeto rawlsiano, em seu ambiente intelectual e nas circunstâncias de nosso próprio tempo.

…………………….

Em “Justiça rawlsiana e democracia”, o Prof. Álvaro de Vita, num exercício de escrutínio crítico, confronta a justiça rawlsiana com algumas de suas críticas mais influentes, de modo a examinar os recursos que ela têm e, enfim, torná-la ainda mais robusta.

……………………..

Em “A revolução rawlsiana”, o Prof. Lucas Petroni oferece, além de uma alentada lista de leituras, a tese de que o problema das bases institucionais da justiça — e a negligência desse problema entre aqueles que primeiro recepcionaram a obra de Rawls — revela uma faceta verdadeiramente revolucionária em A Theory of Justice.

…………..

……………….