Evento “Guerras Culturais: O Que São e Como Chegaram ao Brasil?”

Em evento gratuito promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, o professor Eduardo Wolf, editor do Estado da Arte, ministrará conferência sobre Guerras Culturais.

Quando

dia 05/11/2019 – 14h às 16h

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

“Guerras Culturais” é uma expressão utilizada sobretudo nos Estados Unidos no período pós-II Guerra Mundial e, mais especificamente, dos anos 1980 em diante, como designação dos conflitos de uma sociedade profundamente cindida: democrática e segregada, inventiva e conservadora, disruptiva e tradicional. No Brasil, as guerras culturais tiveram seus contornos melhor delineados com a popularização da internet e das redes sociais.

A partir delas, o conflito de ideias ficou evidente ao longo das últimas eleições presidenciais e a cada manifestação pública do presidente eleito. Trata-se de um tipo específico de tensionamento político e social em que o conflito ocorre na dimensão da cultura – a produção artística, o pensamento, o universo de símbolos e valores. Nesta conferência, pretende esclarecer as origens do fenômeno, o modo como se popularizou no Brasil e algumas de suas consequências atuais.

Conferencista: Eduardo Wolf (PUC-SP)

Moderador: Paolo Zanotto (ICB-USP)

Inscrições

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Para transmissão online não há necessidade de se inscrever.

Organização

Grupo Liberdade USP