Matheus Madeira Drumond expande as ideias apresentadas em seu texto "A Madonna de Bellini não é um retrato". Mais do que debater a exposição do MASP que motivou sua crítica, ele propõe reflexões sobre o retrato no mundo ocidental e o papel dos curadores no cenário contemporâneo.
Uma resposta ao texto "A Madonna de Bellini não é um retrato”, de Matheus Madeira Drumond, publicado pelo Estado da Arte em 23 de outubro de 2024.
Condessa que brilhou nos salões parisienses foi arrebatada por descobertas científicas de sua época e teve, segundo relatos, significativa importância na criação do Institut du Radium.
"Catherine Opie: o gênero do retrato", exposição em cartaz no MASP até 27 de outubro, ao apresentar o trabalho da artista norte-americana, denota esgotamento e autorreferencialidade.
Entrevista com Luciano Migliaccio, Luiz Felipe D'Avila e Newton Bignotto. Por Marcelo Consentino.
Por meio das imagens, a pesquisadora relaciona as transgressões de duas heroínas que, com quatro séculos de distância, lideraram batalhas e consagraram seus nomes na história da França e do Brasil. Na visão da autora, ambas realizaram uma revolução "sedimentada no tempo".
Entrevista com Ana Cavalcanti, Luciano Migliaccio e Sandra Leandro. Por Marcelo Consentino.
De um lado, o imperador representa (de forma idealizada) o nascimento de um governo nacional; de outro, a primeira mulher a lutar no exército brasileiro representa os milhares de voluntários que lutaram por uma liberdade que não veio ao fim da guerra.
"Descoberto" por Pietro Maria Bardi, o artista italiano, que exibe um conjunto de obras tridimensionais em uma exposição em cartaz até outubro, abre as portas de seu ateliê para uma conversa sobre sua produção