De um lado, o imperador representa (de forma idealizada) o nascimento de um governo nacional; de outro, a primeira mulher a lutar no exército brasileiro representa os milhares de voluntários que lutaram por uma liberdade que não veio ao fim da guerra.
"Descoberto" por Pietro Maria Bardi, o artista italiano, que exibe um conjunto de obras tridimensionais em uma exposição em cartaz até outubro, abre as portas de seu ateliê para uma conversa sobre sua produção
O retorno às questões propostas por Tarsila do Amaral, na sua obra, se atualiza diante do olhar sobre ela. Tarsila popular, num ensaio de Michele Petry.
À luz da documentação existente, sua biografia parece ter sido bem mais prosaica do que relata o mito construído ao longo do tempo na historiografia da arte brasileira
Andres Serrano e a arte como forma de conhecimento do mundo
A iconografia e sua função social e religiosa nas culturas ameríndias
A retomada e valorização da obra de Aby Warburg tem produzido múltiplas reflexões no campo da teoria da imagem
Por Eduardo Kickhöfel, um ensaio sobre o homem universal do Renascimento: Leonardo di ser Piero da Vinci, cinco século depois.
Que a pintura hoje no Brasil seja atribuível à mão ou ao círculo de Giovan Francesco Penni é uma hipótese verossímil. Uma pintura no Brasil — e o legado de Rafael. Por Luciano Migliaccio.