O retorno às questões propostas por Tarsila do Amaral, na sua obra, se atualiza diante do olhar sobre ela. Tarsila popular, num ensaio de Michele Petry.
À luz da documentação existente, sua biografia parece ter sido bem mais prosaica do que relata o mito construído ao longo do tempo na historiografia da arte brasileira
Andres Serrano e a arte como forma de conhecimento do mundo
A iconografia e sua função social e religiosa nas culturas ameríndias
A retomada e valorização da obra de Aby Warburg tem produzido múltiplas reflexões no campo da teoria da imagem
Por Eduardo Kickhöfel, um ensaio sobre o homem universal do Renascimento: Leonardo di ser Piero da Vinci, cinco século depois.
Que a pintura hoje no Brasil seja atribuível à mão ou ao círculo de Giovan Francesco Penni é uma hipótese verossímil. Uma pintura no Brasil — e o legado de Rafael. Por Luciano Migliaccio.
Também sujeito comum, Tarsila via o que vemos. Por Michele Petry, notas sobre “Tarsila: estudos e anotações”, com a curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros.
A Semana de Arte Moderna: revolução ou discurso? Por André Chermont de Lima, um ensaio sobre tradições de oralidade e auditividade; sobre nossos paradoxos, de um país de bacharéis hostis à teoria e ao estudo sistemático.