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Elã
Lawrence Flores Pereira
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Eu me pergunto,
…………………………vida,
………………………………….o que fazer?
As feridas
……………….as minhas
………………………………. foram tão fundas.
……………………………………………………………Elas sangram
A olhos vistos.
……………………..Rentes demais à vida.
………………………………………………………Elas são largas
E a tristeza
…………………pode recobrir de branco
…………………………………………………….todo o campo da alegria.
Mas as tuas,
………………….foram abertas
………………………………………dia a dia
……………………………………………………pela estúpida carestia.
Como a dos que
………………………vagaram
……………………………………. nos campos,
…………………………………………………………nos tempos de Bernardo,
Já loucos
…………….. nos arroios da febre,
…………………………………………….nos arraiais da fome,
Nutrindo-se de bulbos secos,
…………………………………………..dormindo na palha úmida.
E seus berros
……………………inda volitam no ar
……………………………………………… quando o espinheiro se resseca na canícula:
E são as mortas de anteontem,
……………………………………………são os amantes desdenhados,
Que resguardam sob a língua
………………………………………….a moeda,
A última frase
…………………….pra quem os descartou.
E se as vozes voltam
……………………………..no ar afora
………………………………………………foi dado a ti, vida,
………………………………………………………………………….aos teus pulmões
…………………………………………………………asmáticos, pequeninos,
Soprar nos ouvidos dos viventes
……………………………………………..os fumos das relíquias,
Tu que te ergues contra a apostasia,
…………………………………………………….que entregas tuas feridas à alegria,
Paixão alta,
…………………..forte, não-inflada,
……………………………………………..para além da euforia,
Fundando e amparando
………………………………….a paz dos anos do porvir,
……………………………………………………………………….mão de oleiro
Da cidade antiga,
…………………………que lento gira na roda
………………………………………………………….a argila da vida
e a molda em vasos bem curados.
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Pois tu trazes essas vozes e só tu
……………………………………sabes conjurá-las
E aos que não ouvem sabes transmiti-las.
Também lembras dos perdidos na máquina
…………………………………………………………….daquela urbe
Em cuja praça
…………………….as balanças há muito estavam tortas.
…………………………….E seu horror tu o transpuseste
Cercada de perigos
……………………………e aqui estás,
Não de todo serena,
…………………………….mas salva em sobrevida.
Trazes contigo o insuprimível,
que acolho inteiro,
O terror ante os olhos da menina
………………………………………………do dia impronunciável —
que acolho inteiro.
………………………………….quando, ao entrarem em tua casa,
Foi quase aniquilada
……………………………..a hidra protetora de tua vida,
………………………………………..que acolho inteira.
E o que se alarga em ti,
…………………………………esse golfo vivo tanático,
A emergência
…………………….antiga de uma morta,
…………………………………………………….acolho inteiro,
Sem nunca querer suprimir,
……………………………………….sem nunca querer calar,
Sem jamais sequer
…………………………..cogitar
……………………………………………..tocar o intocável,
……………………………………………………..essas vivas relíquias lívidas.
Tu, singeleza do sinistro
……………………………………que avanças sobre o mar,
Eu amo as tuas brumas,
………………………………….como ao teu corpo ornado que exubera
……………………………………………………. joias
…………………………………………..ossos e antigos jaspes;
Amo teus cios nascendo dos empuxos
………………………………………………….que aliciam ao duradouro
E charmoso aqui agora.
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Pelo quanto em ti é intocável
Eu temi, pois à nossa frente ardia
……………………………………………….tua quebradiça louçania,
Até que atrás
…………………..de um gesto precário,
……………………………………………………à primeira vista,
……………………………………flagrei tua perspicácia
Que vislumbra e acessa
………………………………….em si
…………………………………………….suas teclas
E sensitivas cordas;
E é ela que hoje no meu antigo ermo ergue suas tendas vastas.—
…………………………….tu, Rebeca,
……………………………………………..que vieste até a cisterna,
Que trouxeste um cântaro,
………………………..colheste a água límpida
E deste água de beber ao servo
…………………………………………………e seus camelos
E, me aceitando, a mim que sou de longe,
…………………………………….a quem desconhecias,
…………………………………………………………………….partiste —
Núpcias fundadoras.
……………………………..Paixão alta e segura.
(E isso é a força da Hidra em ti e isso também acolho.)
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Quem sou eu
…………………..para te dizer
…………………………..que há falha na tua errância,
Quando
………………só pela errância
……………………………………….a vida sabe?
E há laivos em ti,
…………………………..de profetiza,
………………………………………………e a verdade em ti
Nasce
…………no desajeito
…………………………….tortuoso de tua voz:
Pois sem vinho e sem delírio,
Pela súbita intuição,
……………………………..escutas ao longe
………………………………o som na gutural do sonho
O espalmar do mar,
…………………………..os esguichos finos
Antes mesmo de esguicharem,
…………………………………………..pois tu mensuras
Até a água
………………E até o ar se assenta à tua presença.
É ela que escuta
……………………….na minha voz oculta
……………………………………………………..o menor tom.
Tu me diriges
……………………delicada
………………………………….de volta à minha essência, vida,
E me forças
………………….a abolir no dia a dia
Um a um
……………..os simulacros,
E hoje estou mais próximo do coração do que nunca.
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O abismo do grande amor,
……………………………………..suas reentrâncias,
……………………………………………………suas vielas e becos,
Suas casas habitadas,
………………………………seus fantasmas,
……………………………………………………..seus equívocos dissonantes,
Jogos de espelhos,
…………………………..transições
…………………………………………..e travessias,
……………………………………………………………..águas novas e águas antigas,
Suas escolhas,
…………………….longas caminhadas,
………………………………………………….olhando onde a amada olha,
…………………………………………………………………………………………..seus cabelos,
Seus braços delgados,
………………………………..sua tristeza,
…………………………………………………..sua agudeza nunca evidente,
…………………………………………………………………………………………….nunca óbvia,
Suas descobertas
………………………..dia a dia em meio à alegria
………………………………………………………………..suas súbitas suspensões,
distrações criminosas,
………………………………..taças compartilhadas,
…………………………………………………………………precipícios olhados sempre de frente,
A sabedoria que dela se espraia,
……………………………………………..sua delicadeza,
…………………………………………………………………….sua escuta intensa,
……………………………………………………………………..sua infinita gentileza
pronta a confiar,
……………………….fazer cercania
…………………………………………….à mulher amada
……………………………………………………………………..mostrar a paisagem de dentro
E de fora
……………..convergindo.
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O mesmo abismo
…………………………que te cerca,
…………………………………………….vida,
……………………………………………………..cuja insurgência sentes dia a dia
Cerca a mim também
………………………………e essas feridas fundas,
Rentes demais à vida,
……………………………….há e não há o que fazer com elas.
E tu, Eros,
……………….venusiano ou uraniano,
………………..ante teu olhar que não é nem benéfico
Nem maléfico
Eu ensaio todas
……………………….as rendições,
……………………………………………todos os cometimentos:
Porque, ainda que não
………………………………..esqueçamos nunca
…………………………………………………………….o valor da mansidão
Não queremos
……………………mais sacrificar
………………………………………….ao inanimado,
E mais ainda,
…………………….presas da alegria ou da tristeza,
…………..jamais essa divina cercania nossa
Virá
…………sem a verdade do franco elã de nossa atenção.
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Porto Alegre, 12/07/2021
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