Condessa que brilhou nos salões parisienses foi arrebatada por descobertas científicas de sua época e teve, segundo relatos, significativa importância na criação do Institut du Radium.
Entrevista com Amâncio Friaça, Jorge Horvath e Miriam Pacheco. Por Marcelo Consentino.
Carlos Alberto dos Santos, professor aposentado pelo Instituto de Física da UFRGS, relata os mistérios por trás do desaparecimento de Ettore Majorana, um dos mais instigantes personagens da história da física no século 20.
Será que o mundo em que vivemos é feito de coisas particulares ou de processos? Mecanismos ou organismos? Valores são traços da realidade ou construções culturais? Como responder a essas perguntas? Por Rogério P. Severo, a metafísica naturalizada de Iain McGilchrist.
Ao discutir a mente, é preciso abordar também a questão do eu — do sentido do eu, o estar ciente de si. Um ensaio de A.C. Grayling, na tradução do Prof. Desidério Murcho.
Nossos sentidos limitam nossa realidade: um trecho do lançamento da Prof. Claudia Feitosa-Santana que nos ensina um pouquinho mais sobre nossas limitações — e potencialidades.
Em parceria com a Scientiæ Studia, apresentamos Galileu como o primeiro cientista moderno. Um trecho de ‘Galileu e a Nova Física’, de Pablo Rubén Mariconda e Júlio Vasconcelos.
O crucial da atitude científica é a rejeição firme da epistemologia fácil do cotidiano e a exigência de responsabilidade epistêmica. Nullius in verba. Por Desidério Murcho.
A incumbência arqueológica de reconstituir o passado e os debates sobre seus métodos podem nos educar sobre o vício do “presenteísmo”—ou são mais um traço da disputa de narrativas nas ciências sociais? Por Rafael Baliardo, a tensão metodológica entre o trabalho de arqueólogos e psicólogos evolucionistas.