
A ‘República’ de Platão
Entrevista com Gabriele Cornelli, Luca Pitteloud e Maria do Céu Fialho. Por Marcelo Consentino.
Entrevista com Gabriele Cornelli, Luca Pitteloud e Maria do Céu Fialho. Por Marcelo Consentino.
Mestranda em Filosofia pela USP, a pesquisadora Daniela Fernandes acaba de retornar de uma temporada na Universidade de Princeton. Inspirada pelas coleções da instituição, ela apresenta uma série especial, em três capítulos, sobre manuscritos gregos raros. No primeiro texto da série, leia uma entrevista com David T. Jenkins, bibliotecário de Estudos Clássicos, Helênicos e Linguística da universidade americana.
O filósofo e humanista italiano queria compartilhar a satisfação de suas descobertas, mostrar aos padres que era possível encontrar, dentro dos livros hebraicos, a confirmação do próprio advento do cristianismo.
Morto precocemente em janeiro deste ano, o professor deixa um legado marcado pela crença em um ‘espaço discursivo moderno’ entendido como a possibilidade de ‘haver diálogo entre posições divergentes’. Neste ensaio em sua homenagem, ganham destaque o conceito de reflexão e a reconstrução de debates filosóficos centrais para a própria história da filosofia no Brasil.
Em passagem pelo Brasil, o professor de Teoria do Direito da Universidade de Chicago defendeu suas posições realistas, criticou duramente Donald Trump e concedeu esta entrevista ao Estado da Arte.
Em processo de redescoberta no Brasil, Lon Luvois Fuller (1902-1978) sugere, entre seus oito princípios de juridicidade, a congruência entre norma declarada e ação dos agentes — um pressuposto de especial interesse para nossos problemas especificamente brasileiros.
Entrevista com Aldo Dinucci, Eduardo Wolf e Renata Cazarini. Por Marcelo Consentino.
Leia um excerto da obra da autora medieval na edição que acaba de ser lançada pela Editora 34, com tradução de Jorge Henrique Bastos e introdução de Eric Hicks e Thérèse Moreau.
Com nova tradução no Brasil, "A Cidade das Mulheres", escrito por Pizan entre 1404 e 1405, mostra como foi (e ainda é) preciso edificar a importância social feminina.