História

Ideia de Brasil — Capítulo Zero: É isto um país?

Na estreia de sua coluna, o historiador Felipe Pimentel propõe uma periodização interna da Nova República, de modo a amarrar os mais distintos aspectos da realidade brasileira nas últimas décadas — da política e da economia à cultura e às artes.

Tiradentes, a história como pathos

Na dramaturgia romântica, Tiradentes, mártir entre os mártires da Inconfidência , oscila entre a personagem dramática tomada de paixões e a personagem épica, que projeta sua personalidade para o acontecimento histórico objetivo. Um ensaio de Jéssica Jardim.

História – ciência da existência

O hábito de não reconhecer os poderes do inexistente sobre a existência nega aquilo que a história como ciência da existência demonstra: o tempo passado é uma substância essencial da vida. Por Augusto de Carvalho, um ensaio sobre — e contra — nosso provincialismo temporal.

O domínio cristão, segundo Tom Holland

O cristianismo, disruptivo e subversivo, a maior história já contada, está na base da tão cética mentalidade ocidental. Somos todos herdeiros. Por Rogério P. Severo, uma leitura de Tom Holland. Como já disse Lennon, “all you need is love”.

Crônicas da bajulação

Num país de tradição familiar e personalista, de relações confusas entre o público e o privado, a bajulação por vezes garante acesso a instâncias acima do próprio céu. Por André Chermont de Lima.