por Pedro Gonzaga
Em um show gravado em Minas, no ano de 1981, Tom Jobim, logo à primeira música, anuncia as razões para se apresentar sozinho, sem seus tradicionais e muitos acompanhantes de banda e coro. Diz ele que há uma hora em que o artista precisa se entregar mais, “sem aquela armadura toda”. De certo modo, sempre me pareceu que a poesia era a arte de fazer descer a armadura, mesmo quando certa formalidade do verso parece solidificar o poema. Reparei, há muito, que me interessavam os poetas que podiam chegar neste lugar humano que começa quando o temor se evola, quando o senso de preservação se apaga, quando se revela o ser que nos diz, eis as coisas que perdemos, eis as coisas que amamos, eis as coisas que somos.
Aqui no Estado da Arte, essa será a poesia que pretendo trazer para vocês. E um desses poemas, que explicitam o que rudemente eu quis dizer, é de uma poeta russa chamada Marina Tsvetaeva, pouco traduzida para nosso idioma, que me foi apresentada pelo escritor português, Paulo José Miranda, vencedor do Prêmio José Saramago e autor de uma dezena de livros, infelizmente pouco conhecidos por aqui, mas entre os quais destacaria O tabaco de deus (Cotovia, 2002), de poesia, e A máquina do mundo (Abysmo, 2014), um romance entre os mais criativos e contundentes que li nos últimos anos. Além disso, o Paulo José é tradutor de mão cheia, e uma vez em Curitiba, reunidos para o Litercultura, enquanto bebíamos um vinho alentejano e dividíamos nossa admiração pelos versos da Mariana Ianelli, ele me disse, “falando em poetas, conheces a Tsvetaeva?” Eu tinha em casa uma antologia em espanhol, mas nunca a lera devidamente, este mal dos que compram mais livros do que os olhos podem abarcar. “Não conheces Tentativa de ciúme? Espera que vou buscar minha tradução.” E então ele me leu isto:
Como é a tua vida com outra mulher?
Mais simples, não? Uma simples braçada!
Minha memória recua,
alcança no horizonte
uma ilha flutuante
(mas no céu e não nas águas).
Alma e alma! Vós sereis irmãs
mas não amantes!
Como é a tua vida com uma mulher
vulgar, sem divino?
Agora que destronaste a tua rainha
e tu mesmo renunciaste ao trono,
como é a tua vida? Que fazes?
Não sabes? E como te levantas?
Pagando o preço da banalidade imortal,
e ficando mais pobre?
“Basta de sustos e de suspeitas!
Hei-de arranjar um lar!”
E como vai a tua vida com essa mulher,
tu que foste escolhido para mim?
A comida é mais apetitosa?
Não te queixas se enjoares?
Como é a tua vida com uma pobre coitada –
tu, que pisaste o monte Sinai?
Como é a tua vida com uma qualquer,
uma mulher deste mundo? Diz-me – agradável?
A vergonha, como as rédeas de Zeus,
não te fustiga a testa?
Como é a tua vida? A tua saúde?
Vai indo, não? Como cantas?
Como enfrentas a consciência imortal
que te assalta, pobre homem?
Como é a tua vida com um acessório
de plástico? O preço é caro, não?
Depois do mármore de Carrara,
como é a tua vida com um bocado
de gesso partido? (Deus talhou-a
de um bloco e estilhaçou-o?)
Como é a tua vida com uma qualquer,
tu, que conheceste Lilith?
O teu apetite satisfez-se? E agora que a lascívia
não exerce mais poder sobre ti,
como é a tua vida
com uma mulher deste mundo,
sem um sexto sentido? És feliz?
Não? Nesse poço sem fundo do mundo
como é a tua vida, meu amor?
Pior do que a minha vida com um outro homem?
Eu queria dizer ainda muitas coisas, mas talvez o melhor fosse o silêncio com que recebi o baque desses últimos versos naquela tarde em Curitiba. Sei que devia também dar algumas informações biográficas da poeta, mas para isso está o Wikipedia. Me interessa aqui dividir com vocês o impacto inextinguível de um grande poema. E completar o impacto deste domingo com uma outra poeta que eu viria a conhecer na semana seguinte, ainda lá em 2014, uma poeta polonesa (essa terra de gigantes da lírica do século XX), chamada Anna Swir, que o nobel polonês Czeslaw Miolsz tinha como uma das grandes vozes de nosso tempo. O poema que segue foi traduzido por mim, e me parece significativo de sua obra, voltada para a feminilidade e o erotismo, mas em especial para esta verdade sem amarras, para este desvelar do ser que era, afinal, o nosso tema de hoje.
Diga-me
Diga-me, meu adorado
agora enquanto ouço
teu coração bater,
enquanto bebo da pequena fonte de calor
em teu pescoço,
enquanto te olho
como se fosses transparente,
e vejo cada um de teus pensamentos
e sei
que morrerias por mim
se necessário fosse,
diga-me agora
se somos entre todas as pessoas
as mais felizes
ou as mais tristes.