por Leandro Oliveira
J. S. Bach compôs a cantata BWV 140 em Leipzig. Ela é planejada para o 27º domingo depois da Trindade – em 2018, ocorreu no dia 02 de dezembro. De acordo com o musicólogo Christoph Wolff, Bach a realizou apenas uma vez, em 25 de novembro de 1731 (embora o 27º domingo após Trindade tenha ocorrido mais uma vez durante seu mandato em Leipzig, em 1742).
Bach compôs esta cantata para completar seu segundo ciclo anual de cantatas de 1724/25. É baseado no hino luterano do pastor, poeta e compositor Philipp Nicolai (1556 – 1608) que, em três estrofes, aparece de modo literal nos movimentos externos e nos movimentos centrais (1, 4 e 7). O original foi publicado como FrewdenSpiegel deß ewigen Lebens (“Espelho de Alegria da Vida Eterna”), em 1599.
Há uma óbvia inspiração em certa passagem do Evangelho de Mateus, a conhecida parábola mística das Dez Virgens (Mateus 25: 1–13). A poesia também faz referência a textos do Cântico dos Cânticos, mostrando Jesus como o esposo da Alma. Bach usou o movimento central como base para o primeiro de seu Schübler Chorales, BWV 645.
Como o texto e seus temas escatológicos também estão associados ao Advento, a cantata é comumente executada durante o Natal.
Chama a atenção, na estrutura da música, recitativos e os dueto do terceiro e sexto movimentos, onde ouvimos, pelas vozes do baixo e soprano, a alegoria de Jesus e a Alma, respectivamente. O expediente, nitidamente teatral (operístico, no caso), resvala em um conhecido elemento místico cristão, do prenuncio da encarnação de Cristo – as vésperas do encontro entre corpo e alma, e a auspiciosa dignidade da vida humana.
Tradução
1. Coro
Despertai, chama-nos a voz
Dos vigias bem alto sobre muralha.
Despertai, ó cidade de Jerusalém!
Esta hora se chama meia-noite
E chamam-nos com voz clara:
Onde estais, virgens prudentes?
Celebrai, o noivo está vindo.
Levantai, pegai vossas lâmpadas!
Aleluia!
Preparai-vos
Para o casamento.
Deveis encontrá-lo!
2. Recitativo
Ele está vindo, ele está vindo,
O Noivo está vindo!
Saí, ó filhas de Sião!
Ele vem correndo do alto
para a casa de vossa mãe!
O noivo está vindo, tal como um corço,
Tal como um jovem cervo
A saltar pelas colinas,
E traz o banquete matrimonial.
Despertai,
Alegrai-vos para receberdes o Noivo!
Lá, vede, lá vem ele!
3. Dueto
Soprano: Quando chegarás, minha salvação?
Baixo: Eu que sou parte de ti, virei.
Soprano: Aguardo com azeite na lamparina.
Ambos: Abre a sala! Para o banquete celestial!
Soprano: Vem, Jesus!
Baixo: Vem, alma amada!
4. Coro
Sião ouve o vigia cantar.
O coração faz pular de alegria.
Ela desperta e se levanta apressada.
Magnífico, seu amigo vem do Céu;
A graça o faz forte,
A verdade o faz poderoso.
A luz de Sião torna-se clara, sua estrela nasce.
Venha, pois, preciosa coroa,
Senhor Jesus, filho de Deus.
Hosana!
Seguimos todos
À sala da celebração
E tomamos parte na ceia.
5. Recitativo
Entra, pois, e vem até mim
Ó noiva escolhida!
Confio-me a ti
Por toda a eternidade!
Eu te quero em Meu coração
E em Meu braço como a um selo
E deleitarei teus olhos perturbados.
Esquece, ó alma, pois,
O medo e a dor
Que tiveste que sentir.
Repousarás à minha esquerda
E minha direita te beijará.
6. Ária dueto
Soprano: Meu amigo me pertence!
Baixo: E eu sou Dela.
Ambos: O amor nada deve separar!
Deleitar-nos-emos entre as rosas do Céu.
Lá haverá alegrias plenas e beatitudes!
7. Coral
Que tua glória seja cantada
Por línguas de homens e de anjos
Com harpas e timpanos.
De doze pérolas são as portas
Em Tua cidade somos consortes.
Aos anjos que cercam teu trono.
Nenhum olho sentiu,
Nenhuma ouvido jamais ouviu
Alegria como essa.
Por isso alegramo-nos.
Sim, sim!
Para sempre in dulci jubilo!