Especialização sem universalização é cegueira. Universalização sem especialização é futilidade.
Ernst Robert Curtius
O Estado da Arte nasceu em 21 de setembro de 2016 como uma plataforma multimídia integrada de cultura, artes, educação e ideias hospedada no portal do jornal O Estado de S. Paulo. No EA, artigos e ensaios, podcasts, vídeos e entrevistas, traduções e publicações inéditas — todas as formas de difusão do conhecimento e da cultura, enfim — estão a serviço do debate público esclarecido e informado sobre temas relevantes, clássicos ou contemporâneos.
O podcast Estado da Arte: O Cânone em Pauta está na origem nossa história. Nele, ao longo de 45 minutos, três especialistas apresentam e discutem temas de importância atemporal das humanidades, das artes e das ciências, expondo o melhor e mais atual estágio de conhecimento sobre cada assunto.
Um amplo acervo de textos clássicos com leituras dramáticas para ler, ouvir e se aprofundar — O Grande Teatro do Mundo — complementa esse circuito multimídia de cultura e saber.
Ao longo de nossa história, contudo, conseguimos atingir ainda um outro objetivo: consolidar o Estado da Arte como uma revista de cultura, artes e ideias, com publicação ininterrupta, em que professores, pesquisadores, críticos, tradutores, escritores, músicos e artistas dão sua contribuição original à tarefa do esclarecimento público e do franco e qualificado debate de ideias.