Em evento gratuito promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, o professor Eduardo Wolf, editor do Estado da Arte, ministrará conferência sobre Guerras Culturais.
Quando
Onde
“Guerras Culturais” é uma expressão utilizada sobretudo nos Estados Unidos no período pós-II Guerra Mundial e, mais especificamente, dos anos 1980 em diante, como designação dos conflitos de uma sociedade profundamente cindida: democrática e segregada, inventiva e conservadora, disruptiva e tradicional. No Brasil, as guerras culturais tiveram seus contornos melhor delineados com a popularização da internet e das redes sociais.
A partir delas, o conflito de ideias ficou evidente ao longo das últimas eleições presidenciais e a cada manifestação pública do presidente eleito. Trata-se de um tipo específico de tensionamento político e social em que o conflito ocorre na dimensão da cultura – a produção artística, o pensamento, o universo de símbolos e valores. Nesta conferência, pretende esclarecer as origens do fenômeno, o modo como se popularizou no Brasil e algumas de suas consequências atuais.
Conferencista: Eduardo Wolf (PUC-SP)
Moderador: Paolo Zanotto (ICB-USP)
Inscrições
Evento público, gratuito e com inscrição prévia.
Para transmissão online não há necessidade de se inscrever.
Organização
Grupo Liberdade USP