Publicado por Tolstáia em 1987, "No degrau de ouro", livro de contos que arrebatou Joseph Brodsky, ganha nova edição brasileira na tradução de Tatiana Belinky.
Dando prosseguimento à investigação da personagem do professor sob suspeita, José percorre, a partir de perspectivas bem distintas, três romances de Philip Roth: "A Marca Humana" (2000), "Professor do Desejo" (2013) e "O Animal Agonizante" (2001).
Entrevista com Daniel Martineschen, Marcus Mazzari e Sylk Schneider. Por Marcelo Consentino.
Comparada a Kafka, a autora obteve reconhecimento da academia sueca por "sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".
No terceiro capítulo da série, José vive a angústia de dois reféns da imaginação fértil de seus alunos: o professor Rubens, do longa-metragem "Aos teus olhos" (2016), de Carolina Jabor, e Lucas, do filme "A Caça" (2012), de Thomas Vinterberg.
Condessa que brilhou nos salões parisienses foi arrebatada por descobertas científicas de sua época e teve, segundo relatos, significativa importância na criação do Institut du Radium.
O que leva uma pessoa a ir a um evento literário para ouvir escritores falando sobre qualquer assunto que não seja literatura? O autor, no mundo contemporâneo, tornou-se um generalista. Mas o que é um autor, exatamente?
No segundo capítulo da série, José sente na pele o flagelo de Adalberto Prachedes, da peça "Pequena Ladainha Anti-Dramática...", de Chico Carvalho (2018); John, da peça adaptada para o cinema "Oleanna" (1994), de David Mamet; e David Lurie, do romance "Desonra" (1999), de J. M. Coetzee.
A autora apresenta um panorama da produção teatral russa pelo prisma da paródia e do grotesco, incluindo agora Vladímir Sorókin, autor de "Dostoiévski-trip".