Em cartaz nos cinemas brasileiros, 'Stromboli' é a convergência das principais características do diretor italiano.
As reações dos adeptos da "guerra de narrativas" à série 'O Mecanismo', de José Padilha, mostram que os conceitos de ficção e verdade, representação e prova, estão a nos exigir reflexão mais profunda e séria.
Nos seus filmes as personagens já não têm esperança e nos fascinam na medida em que aderem à vida através da fragilidade da vida.
Laura Ferrazza analisa 'Trama Fantasma', de Paul Thomas Anderson, e as conexões do filme com o mundo da moda e da alta-costura da Inglaterra dos anos 1950.
Diante de alguns costumes atuais, recorrer aos últimos filmes do diretor italiano se tornou uma atividade obrigatória.
"Eu essencialmente não acredito em deixar o bem triunfar ou basicamente resolver as coisas, porque eu acho que nós vivemos numa era em que as coisas não se resolvem e eventos terríveis acontecem e você nunca se esquece deles."
Obra-prima de Monte Hellman se vale de mito fundador fictício para mostrar os males da existência
A especulação sobre a chance de um filme perdurar na história, como uma referência do que melhor se fez em sua época, é uma das questões mais importantes da crítica.
Ouça o podcast do Estado da Arte sobre cinema, que estreia hoje. Em pauta, o Oscar 2018.