
Um mergulho na vida e na obra de Stanley Kubrick
'Kubrick', do crítico francês Michel Ciment, apresenta o cerne intelectual da obra do diretor de 'O Iluminado'.
'Kubrick', do crítico francês Michel Ciment, apresenta o cerne intelectual da obra do diretor de 'O Iluminado'.
por Jeffis Carvalho Se não tivesses nome/ Se não tivesses história/ se não tivesses livros/ se não tivesses família/Se fosses apenas tu/ Nu sobre a grama/ Quem serias então?/ Eis o que ele perguntou/ E eu disse não ter realmente…
Vestido com a túnica branca de trabalho, Auguste Rodin (1840-1917) poderia ser facilmente tomado por santo ou sacerdote. Durante os longos silêncios que antecedem o encontro com a argila, a expressão grave sugere um diálogo que poderia ser tanto interno quanto digno de algum mefistófoles.
Em mais um ensaio de nosso especial dedicado à cultura, à história e à política polonesas, o crítico Miguel Forlin escreve sobre a 'Trilogia das Cores', obra máxima do cineasta Krzystof Kiéslowski.
Concentramo-nos na vitrine de lançamento dos festivais internacionais na esperança de abrir mercado exterior, mas nosso mercado interno permanece anêmico. Sonhamos grande, fazemos pequeno. Os filmes que nascem para os festivais morrem nos festivais.
Na terceiro e último ensaio dedicado à obra de Michelangelo Antonioni, o crítico Miguel Forlin analisa clásssicos como "Deserto Vermelho" e "Blow-Up" - Depois daquele beijo".
Leandro Oliveira escreve sobre o casamento entre música e cinema em 'O Iluminado', de Stanley Kubrick.
Segunda parte da análise da obra do cineasta Michelangelo Antonioni que o crítico Miguel Forlin oferece aos leitores do Estado da Arte.
Para Wajda, começa aí a sua desilusão com a revolução, porque não há possibilidade de criação artística sem liberdade. O cinema de Wajda é a defesa intransigente da arte de exprimir a própria liberdade de expressão.