As decisões políticas que visam acelerar a decadência do dólar e determinar sua substituição têm alguma chance de dar certo? Paralelos entre a moeda e o uso da língua ajudam nesta reflexão.
Obra do economista indiano, que acaba lançar novo livro em coautoria com Rohit Lamba, oferece o caminho mais bem pavimentado para entendermos o papel, a história e os desafios de seu país natal.
O debate sobre a moeda nos oferece algumas pistas para a reflexão sobre o enigma da relação entre democracia e revolução.
Praticamente todos somos a favor da democracia. Mas qual? A ideia e o conceito de democracia, em toda sua contestabilidade, num ensaio de André Spritzer.
A violação reiterada dos princípios da democracia leva à degradação própria Constituição, com a perda progressiva de sua autoridade normativa e de sua capacidade de estabilizar expectativas.
A Realpolitik é uma máquina de produzir distância: serve aos cínicos para nos fazer “aceitar” a realidade da guerra de Putin — e o putinismo de Bolsonaro e Lula mostra que, por trás dos detalhes, no atacado, a direita fascista e a esquerda nacionalista têm posições e perspectivas convergentes. A distância da Ucrânia, por Giuseppe Cocco.
Quando, em 1976, analistas políticos identificarem a pretensão dos militares de irem além da atuação como poder moderador, o momento já era preocupante. Hoje, dias após a patética reunião com embaixadores no Alvorada, o momento é muito mais do que sombrio. Por José Eduardo Faria.
Partidos socialistas e alguns movimentos sociais se sentem mais à vontade manifestando-se contra a OTAN do que em organizar protestos para que o autocrata desista da empreitada imperial. Por Bruno Cava, o derrotismo anti-OTAN e as forças vivas da história.
Agamben não é Voltaire, mas a versão radicalizada de Rousseau e de sua procura de alguma pureza natural. A pandemia, a Guerra, a catástrofe das equivalências: num ensaio de Giuseppe Cocco, a controvérsia Nancy-Agamben.