O soneto, em suas características e origem

por Sergio Duarte

…………….

O soneto[*] é uma forma poética composta por quatorze versos dispostos em dois quartetos e dois tercetos. No soneto clássico, surgido no sul da Itália no século XIII e aperfeiçoado na Toscana com Guido Gunizelli, Guido Cavalcanti e outros, especialmente Dante e Petrarca, cada verso deve conter dez sílabas. Mais tarde, os franceses cultivaram o metro de doze sílabas, denominado “alexandrino”. Os quartetos têm sempre duas rimas e os tercetos outras duas.  O soneto se popularizou na Europa nos séculos seguintes e até hoje muitos poetas continuam a enfrentar as dificuldades de sua forma rígida.  No alvorecer do Renascimento, os sonetistas italianos prezavam o chamado “amor cortês”, isto é, as relações amorosas à maneira das cortes dos reis e príncipes, exaltando em versos a beleza e qualidades morais da mulher amada.  Os sonetos originais transcritos abaixo conservam a  ortografia italiana da época, baseada na língua popular falada na na região da Toscana, que evoluiu transformando-se no italiano moderno.

…………..

(Giovannino de’ Grassi, Biblioteca Nazionale di Firenze)

…………………….

Sonetistas italianos do renascimento – séc. xiii

Giacomo da Lentini (ca. 1210–ca. 1260)  foi tabelião na corte do Sacro Imperador Romano Frederico II e é considerado o primeiro sonetista.   O exemplo abaixo mostra um recurso de estilo amplamente utilizado pelos poetas da época e  em tempos posteriores: o jogo de contrastes para exprimir e realçar a ideia central, no caso o poder do amor. O tradutor buscou preservar as características formais (métrica e rimas) e reproduzir, tanto quanto possível, as imagens poéticas do original.

……………..

…………………….

Os renascentistas italianos mantinham assídua correspondência e costumavam dedicar-se a desafios em versos. Essas disputas eram chamadas tenzone. Jacopo Mostacci (*1240–† 1262)  propôs a seus amigos Giacomo da Lentini e Pier della Vigna (*1190–†1249) o difícil encargo de definir o amor. Mostacci nasceu provavelmente em Messina e foi também funcionário da corte de Frederico II. Posteriormente  viveu na região de Abruzzo. Pier Della Vigna, nascido em Capua, exerceu funções de secretário do imperador e diplomata. Cometeu suicídio ao ser preso e acusado de crime de lesa-majestade. Por ser suicida, Dante o  colocou no inferno na Divina Comédia.

………………….

Tenzone:

…………….

…………….

……………

Outro contemporêneo de Giacomo da Lentini foi Guido Guinizelli (*1235–†1276), nascido em Bolonha e fundador da escola conhecida como dolce stil nuovo. Dante se considerava seu discípulo e o menciona duas vezes, com grande respeito,  no Purgatório, na Divina Comedia.

……………….

………………..

(Giovannino de’ Grassi, Biblioteca Nazionale di Firenze)

………………..

Nota do autor:

[*] A palavra Italiana sonetto significa uma “pequena canção”.

………

……..

Sergio Duarte

Sergio Duarte é embaixador, ex-Alto Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Presidente das Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Mundiais.