Teatro

Samson Raphaelson: o nome por baixo do título

“SAMSON RAPHAELSON, AUTHOR OF 'THE JAZZ SINGER,' IS DEAD”. Dizer isto é passar ao lado de tudo o que há de mais magnífico na vida e na obra de Samson Raphaelson. Um ensaio de Daniela Rôla, em parceria com À Pala de Walsh.

Cartas da Malásia: Tchekhov e os tigres

“Em cada homem decorre, sob o manto do mistério, como sob o manto da noite, a sua vida autêntica e mais interessante”. Com Tchekhov, com Robert Zhao, com a gata persa dourada, Ary Quintella em mais uma Carta da Malásia.

A morte do herói

“Um olhar mais detido sobre nossa dramaturgia histórica, principalmente oitocentista, revela um estranho fascínio pelas visões da morte que ocupam o palco ou o fora de cena do palco brasileiro”. Por Jéssica Jardim, um ensaio sobre a morte do herói no teatro brasileiro, trazendo à luz da narrativa algo que foi perdido.

Por que ler tragédia grega hoje?

“A tragédia nos vacina contra o artificialismo otimista de boa parte da filosofia”. Se essa forma de terapia trágica parece ser já um motivo suficiente para ler Sófocles, Ésquilo e Eurípides hoje, há ainda mais a ser dito. Um ensaio de Daniel Peixoto Murata sobre a tragédia grega — e sobre por que lê-la hoje.