A autora apresenta um panorama da produção teatral russa pelo prisma da paródia e do grotesco, incluindo agora Vladímir Sorókin, autor de "Dostoiévski-trip".
Por Jéssica Cristina Jardim, um ensaio sobre George Sand, em peruca à Molière; um ensaio sobre a George Sand dramaturga — e a reparação da vida interior do ser humano.
“SAMSON RAPHAELSON, AUTHOR OF 'THE JAZZ SINGER,' IS DEAD”. Dizer isto é passar ao lado de tudo o que há de mais magnífico na vida e na obra de Samson Raphaelson. Um ensaio de Daniela Rôla, em parceria com À Pala de Walsh.
“Em cada homem decorre, sob o manto do mistério, como sob o manto da noite, a sua vida autêntica e mais interessante”. Com Tchekhov, com Robert Zhao, com a gata persa dourada, Ary Quintella em mais uma Carta da Malásia.
G.A.L.A., de Gerald Thomas, não é a primeira peça filmada do diretor, mas é sua primeira peça pensada direta e primeiramente para as telas. Por Leandro Oliveira e Irina Alfonso, algumas notas sobre a peça, sobre o teatro filmado.
Por Jéssica Cristina Jardim, a recuperação da materialidade perdida e a concretização do amor na tragédia A Castro de António Ferreira.
“Um olhar mais detido sobre nossa dramaturgia histórica, principalmente oitocentista, revela um estranho fascínio pelas visões da morte que ocupam o palco ou o fora de cena do palco brasileiro”. Por Jéssica Jardim, um ensaio sobre a morte do herói no teatro brasileiro, trazendo à luz da narrativa algo que foi perdido.
“A tragédia nos vacina contra o artificialismo otimista de boa parte da filosofia”. Se essa forma de terapia trágica parece ser já um motivo suficiente para ler Sófocles, Ésquilo e Eurípides hoje, há ainda mais a ser dito. Um ensaio de Daniel Peixoto Murata sobre a tragédia grega — e sobre por que lê-la hoje.
O tradutor Márcio Mauá Chaves Ferreira analisa a tragédia "Bacantes", de Eurípedes.