Existem limites éticos para a expressão artística? O professor Rodrigo Cássio, especialista em Estética, analisa a questão em ensaio para o Estado da Arte.
Vestido com a túnica branca de trabalho, Auguste Rodin (1840-1917) poderia ser facilmente tomado por santo ou sacerdote. Durante os longos silêncios que antecedem o encontro com a argila, a expressão grave sugere um diálogo que poderia ser tanto interno quanto digno de algum mefistófoles.
Em entrevista ao Estado da Arte, fotógrafo Michael Wesely, que tem suas obras em exposição no Instituto Moreira Salles, fala sobre seus processos, sobre as fotos em smartphones e sobre um Brasil que tinha os astros a seu favor.
A mostra 'Queermuseu' instrumentalizou moral e politicamente as obras de arte que exibia. Seus críticos responderam na mesma moeda, com moralismo e política. Perde a arte.
O sinal ideológico, portanto, é a maior diferença entre um religioso que prega o fechamento de uma mostra de arte queer, e uma feminista que milita para que um filme tido por machista seja excluído da programação do cinema.
'Bingo', ainda em cartaz nos cinemas nacionais, é uma ode ao palhaço triste, essa figura híbrida misto dos tipos do carnaval veneziano, das figuras mambembes do teatro francês e italiano, do bobo da corte medieval e da tradição circense.
Baudelaire teria apreciado essa maneira de fazer as palavras rondarem, sem poderem esgotar, esse estado inexprimível em que a delícia suprema do indivíduo sobrepõe-se ao momento extremo da sua própria aniquilação.
Ao início do século XX, literaturas tão diversas quanto a russa, as latino-americanas ou a chinesa terão seu movimento simbolista, que é também seu momento gálico; a sombra da França se confunde então à sombra de Baudelaire. Sob sua influência, a lírica francesa moderna se constitui como lírica moderna universal.
A preocupação pelo adorno é marca da nobreza primitiva da alma humana, diz Baudelaire: mesmo as crianças demonstram espontaneamente um encanto pelo que enfeita e embeleza. A moda, portanto, sinaliza o gosto do ideal que ultrapassa o natural, como uma deformação sublime da natureza ? ou melhor, como uma tentativa permanente e continuada de reforma da natureza.