Amizade, juventude, liberdade, transgressão: amigos e comparsas na nouvelle vague francesa, num ensaio de Rodrigo de Lemos. Uma parceria com À Pala de Walsh.
Por José Francisco Botelho, um golpe de vistas em três filmes de Hideo Gosha — na terceira parte da série sobre Cinema Samurai.
Por Rodrigo de Lemos, passado e existência banal na sinfonia do homem comum em Daguerréotypes, de Agnés Varda.
Uma conversa com Luís Miguel Oliveira, uma das vozes mais fascinantes da produção crítica internacional
“Sim, eu sei. Depois de 60 anos de críticas, ensaios, explicações, capítulos e exegeses, o que há para dizer que não tenha sido já dito sobre Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959)?” Em parceria com À Pala de Walsh, o olhar de Duarte Mata sobre a amizade entre os homens na obra de Howard Hawks.
“Ver um filme em uma sala de cinema é parte essencial desta arte.” Por Giovanni Comodo, de Portugal, um ensaio sobre a retomada de uma vivência estética e coletiva em meio à pandemia.
No último domingo (17/01/2020), na página do Estado da Arte no Facebook, transmitimos uma live sobre a trilogia O Poderoso Chefão, com as participações de Jeffis Carvalho, Miguel Forlin e José Francisco Botelho. Agora, ela também está disponível em nosso canal do YouTube, para quem não a acompanhou ao vivo ou deseja revê-la.
Na parceria com a FOCO - Revista de Cinema, Valeska G. Silva escreve sobre Desafiando o Assassino, de Richard Fleischer.
Mudar de Vida (1966), filme etnográfico e intimista de Paulo Rocha, por Miguel Forlin. Em parceria com À Pala de Walsh.