Com exclusividade ao Estado da Arte, o professor Orest A. Ranum analisa os Ensaios de Robert Musil, traduzidos e comentados pela Prof. Kathrin Rosenfield em lançamento da Perspectiva.
Roberto Calasso e uma vida a serviço da literatura como investigação da existência. Um ensaio de Ana Carolina Romero.
Se a Comédia permanece um texto móvel, ela está longe de ser texto que não oferece critérios para uma determinabilidade incremental. Por Eduardo Henrik Aubert, um alentado ensaio sobre novas espessuras de sentido da Comédia—que talvez não seja.
A “vida como ela é” é crudelíssima. Por Andrei Venturini Martins, Nelson Rodrigues, assassinado pelos imbecis de ambos os sexos — afinal, “nada nos humilha mais do que a coragem alheia”.
O olhar clínico-lírico de Audre Lorde parece capturar em uma cena mundana a presença de uma verdade transcendente formulada no poema oracular de ??? Meji. Poética bivalve, por Adriano Moraes Migliavacca.
Por Pedro Augusto Pinto, cinco poemas — e as várias faces — de Sre?ko Kosovel, socialista esloveno cujo diapasão poético abrangeu, em curtos 22 anos de vida, do paisagismo melancólico ao vanguardismo iconoclasta.
E a tristeza pode recobrir de branco todo o campo da alegria." No Estado da Arte, 'Elã', poema de Lawrence Flores Pereira.
Fala como um fascista e age como um fascista. Estaríamos enganados em dizer que é um fascista? Por William Zeytounlian, a linguagem do fascismo e seus neofalantes.
Jéssica Cristina Jardim, redescobrindo as facetas pouco visitadas de Edgar Allan Poe, escreve sobre a ironia e a autoironia em sua paródia das Mil e Uma Noites.