Filosofia

Nosso perfeccionismo cotidiano

"O fascismo tem voltado, não pelas narrativas fraudulentas propagadas, apenas, mas pela disposição de boa parte da população mundial em lê-las, aceitar acreditar no que elas propagam e, voluntariamente, compartilhá-las em suas redes sociais e com seus contatos no telefone. Tem voltado porque, ao que tudo indica, novamente, ressurgiu a aversão à realidade — imperfeita, heterodoxa, diversa e plural, trazendo de volta o perfeccionismo como vontade generalizada de limpeza, ordem e consistência." Um ensaio de Henrique Raskin sobre nosso perfeccionismo cotidiano.

O Eichmann de Hannah Arendt

"O que é distintivo em Eichmann, acima de tudo, é a sua incapacidade de avaliar as consequências devastadoras de seus atos, mesmo quando consideradas instrumentalmente como meios de autopromoção. O seu déficit moral, por assim dizer, se assenta na sua incapacidade de avaliar a desproporção entre estes dois termos: eficiência na sua função (aliada ao reconhecimento público) e a consequente destruição gratuita (que vai contra tudo o que já pôde conceber mesmo o utilitarismo mais rasteiro)." Na estreia da ANPOF com o Estado da Arte, um ensaio do Prof. Adriano Correia sobre o Eichmann de Hannah Arendt.

Mentalizações e interações sociais comunicativas: representacionais?

"Uma das perguntas fundamentais da filosofia da linguagem é a de se o significado de frases que comunicamos socialmente e que vêm acompanhadas por mentalizações — processos mentais conscientes de primeira pessoa acerca de seus próprios estados mentais — são espécies de representações, e, se forem, que tipo de representações são. Seria tarefa do filósofo da linguagem descobrir evidências empíricas para os fenômenos semânticos? Ou será sua tarefa explicar o fenômeno do significado de palavras e frases, em princípio inescrutável por mera observação, inferindo de outros fenômenos, esses, sim, observáveis?" Leia o ensaio da Prof. Sofia Stein sobre Mentalizações e interações sociais comunicativas.

O argumento do progresso moral

Quando até as pessoas mais otimistas parecem céticas a respeito do futuro da humanidade, o Prof. Denis Coitinho apresenta "um pequeno antídoto contra o ceticismo que ronda a todos nós nesse momento tão sombrio". Leia o argumento do progresso moral.

O conceito de ironia, constantemente referido a Bolsonaro

"Eis o cruzamento entre ironia e fascismo. Diante de múltiplas verdades e mentiras, em meio a um infinito jogo de espelhos, tornamo-nos suscetíveis à mistificação. Embora em desuso, o termo é simples: trata-se de tornar algo banal em uma coisa obscura, divina ou mágica. Ou, a título de exemplo, trata-se de tornar um chulo capitão de infantaria em uma espécie de mito, detentor de virtudes heroicas: sua vulgaridade sugere a franqueza; sua inépcia, simplicidade; suas polêmicas, bravura e martírio. Como o sedutor silencioso e irônico, no qual projetamos todas as qualidades que desejamos, personagens da laia de Jair Bolsonaro são capazes de catalisar as projeções políticas de seu eleitorado, confundindo-as e dissolvendo-as na sua própria personalidade." Para Pedro Augusto Pinto, Jair Bolsonaro é "o melhor exemplo disponível no mercado" para ilustrar o conceito de ironia em Søren Kierkegaard.

Wittgenstein e o lugar da filosofia

"Nos últimos anos, uma forte retomada do debate sobre o lugar da filosofia e sua relação com as demais formas de conhecimento vem sendo verificada. Não que a filosofia tenha em algum momento perdido o interesse nessas questões, mas a recente onda de publicações sobre o tema revela novos aspectos do debate." Para Ludovic Soutif, talvez seja um bom momento para, às vésperas de comemorar os cem anos de publicação do Tractatus logico-philosophicus, submeter a concepção de filosofia aí exposta por Ludwig Wittgenstein a um escrutínio e contraste com os desdobramentos meta-filosóficos recentes."