A atualidade da construção schmittiana de estado de exceção nos coloca um problema de elevadíssima dramaticidade.
A expressão “caminhando com o destino”, pode ser enganadora, se for dissociada das razões — morais, políticas, filosóficas — que levaram Churchill a enfrentar as batalhas cruciais que enfrentou.
Nas ruas do Equador, cadáveres se amontoam nas casas e nas ruas diante do caos funerário. Caminhões do exército na Itália transportam os corpos, que na Espanha são conservados em pistas de gelo porque não há necrotérios o suficiente. A história mostra: ninguém sai ileso de uma experiência dessas.
"Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808)", cuja segunda edição foi recentemente lançada, é daqueles marcos teóricos que polarizam as paixões.
Ao contrário do que mais de um já sugeriu, Coriolano não é uma lição a respeito do poder irresistível da nação (Roma) sobre o indivíduo; a peça, na verdade, chama atenção para os limites do “sentimento” de nacionalidade, o tal “pertencimento” que muitos julgam inseparável de nossa condição de homens civilizados.
“Devemos estudar e prestigiar canalhas, no sentido mais literal da palavra, somente porque possuem ótimos trabalhos acadêmicos?” A primeira parte da trilogia sobre Carl Schmitt.
O olhar europeu de João Carlos Espada sobre a tradição anglo-americana da liberdade.
É indiscutível que o fator africano entra no modernismo brasileiro – quer em sua vertente artística (Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Raul Bopp), quer na ensaística (Gilberto Freyre) – como objeto estético ou científico, jamais como agente criador
Se o desejo pela representação de si já existia antes do Renascimento, foi durante esse período que ele atingiu seu apogeu.