Alceste ou a morte em troca da vida
Entre todos os mitos gregos, um em particular dá a ver uma representação da “morte como resgate” interessantemente próxima à soterologia cristã: Alceste.
Entre todos os mitos gregos, um em particular dá a ver uma representação da “morte como resgate” interessantemente próxima à soterologia cristã: Alceste.
Na coluna Poesia em Casa de hoje, uma seleção de poemas do último livro de Pedro Gonzaga, 'Em outros tantos quartos da terra'.
A esperança, como a felicidade, é um tema que só se torna verossímil por meio da parcimônia. Sentimos mais intensamente sua essência quando ela surge engolfada pelo desespero; da mesma maneira, a felicidade só se torna nítida e pungente quando contrastada com o infortúnio. Ambas, para realmente comover, precisam ser sucintas; em excesso, perdem a forma e o frescor.
por Thiago Blumenthal Participei há uma semana, no Rio de Janeiro, de um simpósio sobre os limites da crítica contemporânea, na congresso XV Congresso Internacional da Abralic, realizado na quase finada UERJ. Extremamente enriquecedor em termos de trocas de ideias,…
Difícil, hoje em dia, confiar num registro tão batido quanto a denúncia da opressão. É um problema grave, porque existem coisas que precisam mesmo ser denunciadas. Mas, como na fábula do menino que gritava "Lobo!", eu ouvi "Lobo!" e não fui verificar.
Os poetas, e é possível averiguá-lo em depoimentos, entrevistas e discursos, determinaram, ao longo do tempo, certos pontos de partida reconhecíveis, que, também por experiência, trato de organizar.
Na terceira e última parte de sua análise dos romances de Cormac McCarthy, Fabrício Tavares de Moraes trata de 'A Estrada' e seu mundo pós-apocalíptico.
Slogans e frases de efeito são hoje publicidade, não poesia. Que se dê àquela o nome desta é o anúncio da devastação de uma cultura – e, cedo ou tarde, o tempo revela os escombros.
Em nossa coluna de hoje, voltamos ao poeta e compositor Leonard Cohen, como motor para uma rápida discussão sobre a poesia que existe para além de sua forma convencional, ou seja, a forma versificada.